Organização das empreiteiras: como funcionam?

As empreiteiras no geral não contratam somente estrangeiros, mas também japoneses por meio de mesmo tipo de contrato. Além disso, também possuem uma base de funcionários contratados diretamente (seishain) para atuarem, por exemplo, em cargos administrativos.

No tocante aos tipos de terceirização, existe uma forma na qual as empreiteiras tomam conta de setores inteiros de fábricas (ukeoi), enquanto na outra essas empresas só apresentam, formalizam o contrato, asseguram de alguns direitos e pagam o salário à mão de obra, deixando que as ordens, comunicação, treinamento e calendário sejam de responsabilidade da fábrica (haken).

No primeiro tipo pode ser mais fácil para os brasileiros se adaptarem no Japão principalmente quanto à questão do idioma, e o fato de os superiores hierárquicos desses setores terceirizados da empreiteira também seres brasileiros. Por outro lado, no segundo tipo pode ser necessário algum conhecimento mesmo que básico de língua japonesa, já que nem sempre haverá um funcionário da empreiteira que fique sempre presente no local de trabalho.

  • Compartilhe esta postagem