Quem já foi trabalhar para o Japão ou já considerou essa ideia, ou tem familiares ou conhecidos com alguma experiência de trabalho no arquipélago já deve ter ouvido falar no termo “empreiteira” alguma vez na vida.
Empreiteiras são empresas que contratam recursos humanos (RH) e realizam a ponte entre o funcionário (contratado) com as empresas e indústrias (as contratantes) quanto à questão do contrato.
Assim, as contratantes firmam acordo com as empreiteiras, que irão disponibilizar funcionários para elas de acordo com a demanda.
Mas por mais que a mão de obra contratada trabalhe na empresa contratante, os contratados firmam acordo de trabalho com a empreiteira, o que significa que eles são funcionários desta.
Pode ser que o termo “empreiteira” não tenha uma “fama” muito boa, afinal é um tipo de relação contratual que no Brasil refere-se à terceirização, mas do outro lado do mundo este tipo de contrato de trabalho é tão comum quanto, e são empresas deste gênero que são a principal forma de encontrar emprego voltado para estrangeiros no Japão.