Vai votar e já sabe em quem?

As eleições no Brasil estão chegando, e para quem mora fora do país, deve exercer sua cidadania e votar para eleger seu novo presidente> O voto é obrigatório para todo cidadão dos 18 até 70 anos. Os demais cargos públicos como senadores, deputados, governo do estado e prefeitos não exigem que os brasileiros que moram fora do país votem.

A eleição esse ano será em 2 de outubro, data do primeiro turno e se houver o segundo turno, será dia 30 também do mês de outubro. Das 8h da manhã até às 17h. Se houver fila nas sessões de votação, serão distribuidas senhas, para que as pessoas que chegaram até às 17h, possam votar. Vale lembrar que você pode vestir camiseta dos candidatos, usar pins e broches, mas não pode falar sobre política, nem distribuir santinhos (panfletos).

Alguns locais de votação mudaram desde 2018, então o ideal é baixar o aplicativo e-Titulo (Android e IOS), onde você pode verificar seu local atual de votação e apresentar para votar, junto com documento brasileiro com foto (como RG e passaporte). Aqui o Consulado de Hamamatsu fez um post sobre como consultar seu local de votação no e-Titulo, confira clicando aqui.

Vale a informação de que com o e-Titulo você também consegue justificar a ausência (permitida até 60 dias depois de cada turno) e emitir certificados de quitação eleitoral ou o de “nada consta criminal eleitoral”.

Para demais duvidas e informações, entre em contato com os consulados que atendem sua região no Japão. Confira mais algumas informações aqui

Para você que ainda não decidiu seu candidato, vamos relacionar aqui o nome dos candidatos e números, com seus respectivos partidos, em ordem alfabética.

Cyro Gomes (PDT): 12
Felipe D’Avila (Novo): 30
Jair Bolsonaro (PL): 22
José Maria Eymael: 27
Léo Péricles (UP): 80
Lula (PT): 13
Padre Kelmon (PTB): 14
Simone Tebet (MDB): 15
Sofia manzano(PCB): 21
Soraya Thronicke (União): 44
Vera Lucia (PSTU): 16

Essa matéria não tem nenhuma conotação política, serve apenas para informar os cidadãos que moram no Japão. Todos comentários de cunho político serão excluídos.
Fonte: Consulado de Tokio, Consulado de Hamamastu, Consulado de Nagoya e divulgação Pokebras.

Sogei_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário