O quão perto Hokkaido está da Rússia

A invasão russa da Ucrânia, pode parecer uma crise geograficamente e psicologicamente distante para muitos no Japão, mas em Hokkaido, uma série de eventos recentes levantou preocupações e lembrou os moradores, de quão perto Hokkaido está da Rússia.

Embora tenha havido pouca reação política ou da mídia local em Hokkaido, no fim da semana passada foi noticiado que, dois submarinos russos testaram recentemente mísseis de cruzeiro no Mar do Japão.

Manifestações mais visíveis do poder militar russo estão gerando preocupações entre os moradores. Especialmente no leste de Hokkaido, onde são visíveis quatro ilhas tomadas pelos russos e reivindicadas pelos japoneses. As ilhas, conhecidas como Territórios do Norte no Japão e Curilas do Sul na Rússia, estão muito próximas de Hokkaido.

No início de março, o que se acredita ter sido um helicóptero russo violou o espaço aéreo japonês, sobre a Península de Nemuro. O Ministério da Defesa disse que a aeronave veio dos Territórios do Norte e estava indo para o sul. As Forças de Autodefesa Aérea foram acionadas e o helicóptero saiu do espaço aéreo japonês em menos de um minuto, disse o ministério.

Embora os movimentos militares da Rússia dentro e ao redor de Hokkaido nos últimos meses tenham aumentado as preocupações, Hokkaido tem sido cauteloso com seu vizinho. A Rússia invadiu os Territórios do Norte em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, e as duas nações nunca assinaram um tratado formal de paz que encerrou as hostilidades entre elas. As duras sanções do Japão contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia aumentaram ainda mais as tensões entre os dois países.
Fonte Japan Times

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário