Cuidado com ligações suspeitas

Desde 11 de outubro, o Departamento Regional de Imigração de Tóquio tem recebido muitas perguntas sobre ligações suspeitas. O conteúdo da chamada é desconhecido, pois a chamada recebida geralmente é interrompida depois do primeiro toque, e o número +81-3-5363-3025 é exibido no histórico de chamadas perdidas. Para que a pessoa retorne a chamada.

O mais curioso, é que número 03-5363-3025 é exclusivo para agendamento de consultas aos residentes, realizadas no Centro de Apoio a Residentes Estrangeiros (FRESC) em Yotsuya. Mas os funcionários não telefonam para ninguém, além do estrangeiro que fez o agendamento para a consulta, e jamais pedirão dinheiro, ou informações de contas bancárias.

Portanto, caso você receba alguma chamada à partir deste telefone, ou receba um sms com a chamada perdida desse número, e não fez nenhum contato com o FRESC, desligue sem responder nada, ou mesmo não retorne a chamada perdida. A saber, caso não tenha feito o agendamento para consulta de residentes, receba uma ligação, não é necessário retornar, pois a equipe de atendimento fará um novo contato posteriormente.

Assim como acontece no resto do mundo, o Japão não está livre de fraudes e atitudes ilícitas de pessas que tantam usar a boa fé das pessoas. Entre março e maio de 2020, a polícia chegou a investigar 39 casos em 16 províncias de golpes que estavam sendo aplicados envolvendo o coronavírus. A maioria se disfarça de funcionário publico, ou mesmo banco para colher alguma informação. Portanto, todo cuidado é pouco!

Fonte: Immigration Services Agency of Japan e Alternativa

Intermediario_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário