A melhor foto do Sol

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou uma foto do Sol com a melhor resolução já tirada até hoje. A foto foi tirada pelo satélite Solar Orbiter, o sol visto bem de perto, numa distância de aproximadamente de 75 milhões de quilômetros do Sol. Mas não se trata de uma foto única, a fotografia é, na verdade, um mosaico de 25 imagens individuais, tiradas em 7 de março, pelo telescópio de alta resolução Extreme Ultraviolet Imager (EUI, na sigla em inglês, ou “Imageador Ultravioleta Extremo”, em tradução livre).

O resultado final contém mais de 83 milhões de pixels, numa grade de 9.148 x 9.112 pixels. Para se ter noção, a resolução ultrapassa em 10 vezes a qualidade de exibição de uma tela 4K – e precisou de mais de quatro horas para ser completada. A ESA espera que, no futuro, o Solar Orbiter consiga se aproximar ainda mais do Sol. Podendo fornecer cada vez imagens melhores, mais realistas e até capturar imagens das regiões polares, que nunca foram registradas.

A imagem mostra a atmosfera superior do Sol, a coroa, que tem uma temperatura de cerca de 1 milhão de graus Celsius. As observações vão permitir a físicos que estudam o Sol rastrear as erupções da coroa através das camadas atmosféricas inferiores – e também monitorar como a temperatura solar está subindo através das camadas atmosféricas ascendentes.

Como a Terra, o Sol possui uma atmosfera, e ela é dividida em duas partes: a cromosfera, a camada mais inferior, e a coroa (a que de fato vemos na imagem). Isso quer dizer que, diferentemente do que imaginamos quando olhamos para o espaço, o Sol não é uma bola estática. Os campos magnéticos estão a todo tempo produzindo um movimento de gás e plasma, o material que forma a estrela.

Fonte Desafiomeioambiente/ e MSN Credito da Foto: ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI

  • Compartilhe esta postagem

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário