Tampas de bueiros japoneses

Tenho certeza de que ao chegar no Japão, já se deparou com as diferentes tampas de bueiros (マンホール ハンター) e suas ilustrações encantadoras. Elas são temáticas, com ilustrações de pontos turísticos, alguns projetos especiais como personagens animados, parques de diversão e principalmente de árvores, paisagens e pássaros que simbolizam a cidade.

A história

Tudo começou em 1924, quando foram encontrados os ossos fossilizados de uma antiga espécie de elefante, que se tornou o símbolo da cidade. E depois de alguns anos, alguém decidiu substituir todas as tampas de bueiro por tampas novas com a imagem do famoso elefante.

Mas a mania de estilizar as tampas, aconteceu a partir de 1985, quando o Min. da Construção Civil surgiu com a permissão de que os municípios pintassem suas próprias tampas de bueiros, afim de sensibilizar a população sobre a importância dos esgotos, tornando mais agradável aos olhos dos moradores.

Alguns concursos foram feitos, e a mania logo começou e as cidades foram competindo entre si. Foi criada inclusive a Sociedade Japonesa das Tampas de Bueiro, que declara que existem mais de 6 mil desenhos de tampas diferentes no país.

Tampas de Pokemon

Alguns exemplos das tampas de bueiro estilizadas

Existe um projeto chamado Pokéfuta, que visa prinicipalmente, impulsionar o turismo local de regiões nem sempre lembradas. Esse projeto já contempla tampas em várias regiões. Para localizar as tampas mais próximas de você, confira no site acessando aqui.

Ao observar as tampas, admire como arte mesmo, já que cada uma delas custa até US$ 900 para ser confecionada.

Fonte: BBC, Hypeness e SoraNews24

Avancado_post

Deixe um comentário