Shinkansen é a estrela do filme
O filme “Bullet Train” (ou Trem bala em tradução livre), estreou recentemente nos cinemas americanos, conta com Brad Pitt, um assassino em um Japão super estiloso, que conta também com Sandra Bullock e a sensação pop porto-riquenha Bad Bunny. Mas a verdadeira estrela, é o Shinkansen!
Baseado em um romance, do escritor de mistério japonês Kotaro Isaka, “Bullet Train” mostra a obsessão duradoura com os trens ultraeficientes e super rápidos do Japão, quase 60 anos desde sua introdução.
Nunca houve um acidente fatal – nem mesmo quando um shinkansen descarrilou no início deste ano, após um terremoto de magnitude 7,4. Mas estes são tempos difíceis, para o que talvez seja, o trem mais famoso do mundo.
A pandemia alterou os estilos de vida no Japão de uma forma que pode ser permanente. As chamadas por vídeo, estão cada vez mais substituindo as viagens de negócios, que são a espinha dorsal das receitas do trem-bala e os turistas estrangeiros permanecem em grande parte ausentes.
Vale a pena lembrar que o Shinkansen original de Tóquio a Osaka foi ridicularizado, como sendo tão caro e funcionalmente inútil quanto as Pirâmides, a Grande Muralha da China, e o encouraçado da Segunda Guerra Mundial, Yamato. Agora é a estrela de um filme, destacando a inveja internacional, que um projeto de infraestrutura com visão de futuro pode trazer.
Fonte: JapanTimes