Novas cédulas de ienes

A troca das cédulas já está certo para acontecer no 1º semestre de 2024. As novas cédulas de ienes foram divulgadas em 2019. Entre as mudanças gerais anunciadas, as notas japonesas passarão a contar com numerais maiores para facilitar a legibilidade, além de marcas d’água mais complexas, hologramas 3D (a primeira vez na história de qualquer país). Em suma, novas formas de segurança para evitar a falsificações.

Na nova cédula de 1000 ienes, a imagem do bacteriologista Hideyo Noguchi e do Monte Fuji serão substituídos pelo também bacteriologista Shibasaburo Kitazato e a celebrada pintura “A Grande Onda de Kanagawa” de Katsushika Hokusai.

A nova cédula de cinco mil ienes, terá o rosto da educadora Umeko Tsuda, pioneira da área no ensino. E no verso terá algumas flores do gênero Glicínias, conhecidas no Japão, como Fuji.

Os ilustres homenagiados

Por último, a nota de dez mil ienes deixará de exibir o rosto do escritor Yukichi Fukuzawa. Passará a mostrar a imagem de Eiichi Shibusawa, apelidado de “pai” do capitalismo japonês. Pois revolucionou as práticas financeiras no país na virada do século 19 pro 20. Ele será acompanhado pela visão da Estação de Tóquio.

Esta é a primeira alteração ocorrida com o iene desde 2004, sendo que os novos formatos devem se tornar vigentes no mercado nacional até o ano de 2024. Agora nos resta saber, se por causa da desvalorização do iene, a próxima mudança será a inclusão de uma nova cédula.

Fonte: Japão em Foco e Aliança Cultural

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário