Japão é atingido por tsunami após erupção de vulcão em Tonga

A costa do Pacífico do Japão foi atingida no início de domingo por um tsunami após uma enorme erupção vulcânica submarina na ilha de Tonga, no Pacífico Sul, no dia anterior, levando a agência meteorológica a emitir um alerta de tsunami e avisos, enquanto mais de 210.000 moradores foram forçados a se mudar para um terreno alto. .

Um tsunami de 1,2 metro foi observado na cidade de Amami pouco antes da meia-noite de sábado, enquanto um tsunami de 1,1 metro chegou à província de Iwate às 2h26 de domingo.

Segundo a agência, um pequeno tsunami de menos de 1 metro foi observado em uma ampla área da costa do Pacífico do país, de Hokkaido a Kyushu e Okinawa.

Não houve relatos imediatos de feridos.

A Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres disse que pelo menos 210.000 pessoas em sete províncias – Aomori, Iwate, Miyagi, Chiba, Kochi, Miyazaki e Kagoshima – foram solicitadas a fugir do litoral.

Após o alerta de tsunami e os avisos da agência, o governo montou um escritório de ligação no gabinete do primeiro-ministro para coletar informações.

Um alerta de tsunami foi emitido pela última vez no Japão em novembro de 2016, depois que um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o nordeste do Japão.

Diurno_post

  • Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário