A recuperação da camada de ozônio

Finalmente uma boa notícia ligada ao meio ambiente mundial: a camada de ozônio da Terra está a caminho de se recuperar completamente dentro de décadas!

A camada de ozônio protege o planeta dos nocivos raios ultravioleta. Mas desde o final dos anos 1980, os cientistas soaram o alarme sobre um buraco neste escudo, causado por substâncias que destroem a camada de ozônio, incluindo clorofluorcarbonos, apelidados de CFCs, freqüentemente encontrados em geladeiras, aerossóis e solventes.

A cooperação internacional ajudou a conter os danos, o uso do CFCs diminuiu 99%, conforme divulgado num painel de especialistas, no ultimo dia 09. O Protocolo de Montreal, que entrou em vigor em 1989, iniciou a eliminação de produtos químicos prejudiciais a camada de ozônio.

Se as políticas globais permanecerem em vigor, espera-se que a camada de ozônio se recupere para os níveis de 1980 até 2040 na maior parte do mundo, concluiu a avaliação. Para áreas polares, o prazo de recuperação é maior: 2045 no Ártico e 2066 na Antártida. Vamos nos manter atentos e continuar contribuindo!

Fonte CNN

Sogei_post

  • Compartilhe esta postagem

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário