A importância do Kanji do ano no Japão
O evento “Kanji do Ano” é realizado todo ano desde 1995, e por volta de 12 de dezembro, o “Kanji do ano” é anunciado no Templo Kiyomizu em Kyoto. Quando o anuncio é feito, há toda uma comoção popular para avaliar o significado dele em toda a amplitude que o kanji oferece.
Quem decide não é um linguísta, nem uma pessoa da Associação Kanken, nem o sacerdote chefe do Templo Kiyomizu-dera. Quem escolhe é a população que se inscreve, através da internet, em meados de novembro. E uma vez eleito, ele não pode ser mudado.
O “Kanji do ano” simboliza as condições sociais que a população enfrentou. E não é só o kanji eleito, mas também as 20 variações principais de kanjis associados ao kanji eleito. Sendo assim, o site oficial anuncia os 20 principais kanjis como o “kanji do ano”
Veja como foi o anúncio, na semana passada, através do vídeo abaixo divulgado no twitter.
Mantendo a tradição, em Kiyomizu-dera, apenas o primeiro kanji é escrito e anunciado através da caligrafia em grande escala de Seihan Mori, abade de Kiyomizudera. Ficará em em exibição no templo de Kyoto até 21 de dezembro e depois no Museu Kanji da cidade a partir de 22 de dezembro.
O kanji de 2022 é o 戦, “sen”, que também pode ser lido como “ikusa”, significando batalha, luta ou guerra. Os enfrentamentos dos vizinhos do Pacífico do Japão, lançamentos de mísseis pela Coréia do Norte e a invasão da Russia pela Ucrânia é o primeiro pensamento que surge. 戦 também faz parte das palavras tatakau (戦う) e tatakai (戦い), as formas verbais e substantivas de “lutar”, que represanta a luta não física para os japoneses de manter seu padrão de vida, perante às altas de preços e desvalorização do iene. E por fim, num angulo mais positivo, traz a comemoração aos esforços dos atletas, como a seleção japonesa de futebol na Copa do Mundo, nas Olimpíadas de Inverno em Pequim, bem como dos atletas do beisebol fazendo história.
Fonte: AllAbout