Temporada do kafunsho

Para quem é alérgico, ou se descobre alérgico a pólen (kafunsho), quando chega ao Japão, já fique alerta. Os níveis de pólen devem ser bem maior que o ano anterior, chegando até três vezes mais, de acordo com a Japan Weather Association.

Para a região de Tóquio, espera-se o dobro da média. Na região de Tokai, como Shizuoka e Aichi, espera-se que seja 1,8 vezes maior que o volume médio, mas quem vai sentir muito é a região de Shikoku, nas províncias de Kochi, Tokushima, Kagawa e Ehime, que vão experimentar um volume de até 3 vezes, a quantidade em relação ao ano passado.

Como esse volume pode ser previsto?

A quantidade de pólen dispersa na primavera, depende do clima do verão anterior. Verões com temperaturas mais latas, com mais horas de sol e pouca chuva, como foi do ano passado (2022) é que criam um ambiente propício, trazendo mais pólens na primavera seguinte. Mas o pico da temporada do kafunsho, vai depender da região e do tipo de pólen, cedro (sugi) ou cipreste (hinoki). Mas a maior concentração será entre meses de março e abril.

Prevenir e tratar

Os efeitos mais comuns são olhos inchados, coceira e nariz escorrendo, mas existem alguns outros sintomas mais brandos. Uso de máscaras e óculos, ajudam a eliminar o contato direto, mas existem medicamentos como colírios e sprays a base de anti-histamínicos mais modernos, que não causam sono como efeito colateral. Além dos mais tradicionais, via oral, e até mesmo vacina contra a polinose (kafunsho).

Muitos remédios você pode comprar direto nas farmácias, mas o ideal é consultar um médico, que poderá avaliar seu caso e receitar o tratamento mais indicado.

Mas dicas como, evitar deixar janelas abertas em casa, do automóvel e utilizar purificadores de ar. Cuidados com as roupas são muito importantes, como lavar roupas com água quente e deixar secar dentro de casa, também auxiliam na prevenção.

Esse ano, o Ministério do Meio Ambiente já anunciou que os níveis de pólen serão os mais altos em 10 anos, então se você sentiu pouco no ano passado, prepare-se pois esse ano não será suave. Infelizmente.

Fonte: Gtia e JapanTimes

Sogei_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário