Prazer, sou o Certificado de Elegibilidade

No processo para tirar visto para trabalhar no Japão, há uma lista de documentos necessários, e alguns deles precisam ser solicitados no Japão. Como é o caso do Certificado de Elegibilidade (Zairyu Shikaku Nintei Shomeisho) e o Registro da Família (Koseki Tohon) e outros documentos que serão para o fiador responsável pelo requerente.

Conheça o Certificado de Elegibilidade

Este documento, atualmente é necessário para o visto de sansei, cônjuge de sansei, e cônjuge de nissei. É emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça, que deve ser apresentado no momento do desembarque no Japão. Tem a função de atestar a atividade que o estrangeiro irá exercer, está de acordo com uma, das qualificações de permanência (exceto curta), definidas na Lei da Imigração.

Como obter o Certificado

A solicitação do certificado deve ser feita por um procurador residente no Japão (deve ser um parente). Após a emissão do certificado, o parente fica encarregado de enviar ao requerente estrangeiro. Junto aos demais documentos, o requerente deverá solicitar o visto junto à Embaixada ou Consulado japonês, ou em sua agência de confiança.
Importante frisar que, o certificado não garante a emissão automática do visto. Ele será analisado junto aos demais documentos. Alertamos ainda que o estrangeiro, após concessão do visto, deverá desembarcar no Japão, dentro de 3 meses após a emissão do Certificado de Elegibilidade.

Não tenho parentes no Japão

Infelizmente, não há possibilidade para quem não tem parentes no Japão, tirar o Certificado. Pelo Código Civil japonês, parentes são o cônjuge, os parentes co-sanguíneos até o sexto grau, e parentes por afinidade, até 3º grau. Pelo menos até esse momento.

A documentação a ser apresentada deverá ser dos dois, do parente que está solicitando a certidão e do requerente.

A espera e o custo da elegibilidade

Para esses dois itens, o ideal é planejar para que o Certificado seja emitido, após média 90 dias após a solicitação. Considerando o tempo de envio da documentação do Japão para o Brasil, então vamos ajustar o cronograma, para que ele esteja em suas mãos, em cerca de 95 dias.
O custo da emissão é ¥0! Você só vai gastar com o envio do documento do Japão para o Brasil mesmo. Se você precisa de ajuda com documentação, conte conosco, temos um escritório em São Paulo que poderá ajudar!

Fonte

Embaixada do Japão
Whatsjap
Agência de Serviços de Imigração
Suporte para Visto

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário