Os choquinhos do inverno

No inverno frio e seco, a eletricidade estática, que causa aqueles choquinhos, é claramente desagradável. Acho que não há ninguém que goste dessa sensação de ficar atordoado de repente, quando se toca em algo metálico, que provavelmente será uma maçaneta…

Além das maçanetas das portas do carro, quando você pega a porta de entrada ou a prateleira de aço em uma loja de conveniência, a eletricidade estática repentinamente dá um “choque”. Diz-se que o corpo humano é carregado com uma voltagem de até 3.000 volts de energia estática. Para se ter uma noção, o choque elétrico do DEA (desfibrilador externo automático) é de 1200 a 2000 volts, em alguns casos, a eletricidade estática é gerada em uma tensão maior que a do DEA.

Além do ar seco, roupas em camadas são outra razão pela qual a eletricidade estática é mais provável de ocorrer no inverno. Materiais naturais como algodão, seda e linho não geram facilmente eletricidade estática, portanto, mesmo que as roupas tenham atrito umas nas outras, é improvável que ocorra eletricidade estática.

O problema sou eu?

Na verdade, não existe uma pessoa propensa à eletricidade estática, as pessoas podem, inconscientemente, escolher roupas que são fáceis de gerar eletricidade estática, como camisas de poliéster, usando uma sobre a outra ( em camadas) e suéteres de lã.

Pode haver pequenas diferenças individuais no comprimento do cabelo, densidade do cabelo, ressecamento da pele, etc., mas isso não parece afetar tanto a eletricidade estática.

O que fazer?

Continuação...
Avancado_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário