Matsuri que vale a viagem

Com a chegada do verão e o fim da pandemia, os Matsuris vem para alegrar a temporada! O festival Matsuri reune dança, musica, comida e outras atrações culturais. São centenas de eventos, desde pequenas vilas a grandes cidades. Contam com barracas de comidas, bebidas e jogos, e normalmente terminam com uma queima de fogos.

Trouxemos os top 4 que vão acontecer em 2023.

Festival Aomori Nebuta (Aomori-shi, Aomori).
Este é um dos maiores festivais do Japão. São formados por grandes, coloridos e impressionantes carros alegóricos em forma humana, chamados Nebuta, com 9 metros de largura, 7 metros de profundidade e 5 metros de altura. São personagens históricos, senhores da guerra e personagens kabuki. O desfile acontece nas ruas de Aomori, com dançarinos de Haneto saltando pelas ruas ao som da música, da banda Nebuta Bayashi.

A banda é composta por tambores, flautas e címbalos de mão. Os dançarinos são conhecidos como Hanetos. Qualquer pessoa pode participar, desde que trajando uma fantasia de Haneto, que faz parte do apelo do festival. Prepare-se pois é dançar, pular e gritar “rassera, rassera”, e haja fôlego!

Hanamaki Matsuri (Hanamaki-shi, Iwate)

Este festival tem record registrado no “Guinness World Record” de maior quantidade de mikoshi (santuários portáteis) exibidos em um local. Experimente algo novo e junte-se aos moradores locais para transportar os santuários portáteis. O festival apresenta cultura Tohoku típica, incluindo os dashi (carros alegóricos ) e danças. Outra grande atração são os Kagura Deer Dancers. Os dançarinos que se usam fantasia de veado, e executam danças ao som dos tambores. É realizado em meados de setembro.

Hiwasa Hachiman Jinja Shuki Reitaisai(Minami-cho, Tokushima)
O festival é realizado no início de outubro, para celebrar as abundantes capturas e colheitas do ano. São 2 dias de festa, o primeiro dia, marcado com desfile os carros alegóricos e santuários portáteis. Os fogos de artifícios dão um toque especial ao evento, encerrando com retorno ao santuário. No segundo dia, mais de 50 pessoas são carregadas nos ombros e desfilam pelos recintos. Há também a banda de tambores que entram no mar para entreter o publico.

Misatochi no Ondasai (Misato-cho, Miyazaki)
Esse festival é uma experiência diferente das demais. Durante o festival, as mulheres plantam arroz na área externa sagrada do santuário. Para participar do festival é obrigatório alugar o figurino. É uma prática antiga no país para abençoar os campos de arroz, antes do início da nova estação do plantio. Normalmente realizada no primeiro domingo de julho, inicialmente com a participação de cavalos e gado para abençoem o solo e levantar lama para o campo sagrado. Se você se molhar, considere-se uma pessoa de sorte! Alunos das escolas desfilam com os carros alegóricos na lama, e a imagem sagrada do santuário é trazida para o campo. E assim, as mulheres podem iniciar o plantio do arroz.

Atenção ao vocabulário:
Carros alegóricos são DASHI
MIKOSHI são santuários portáteis
FLUTUADOR é o carro alegórico que parece com santuário
KABUKI gênero de teatro japonês, criado no seculo XVI, significa dança, canto e habilidades.

Fonte: Nebuta, Hiwasahachiman

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário