Fruto ou legume, Goya é economia!

Em várias janelas no Japão, as trepadeiras se fazem presentes. Já reparou? A maioria são pés de Goya! Descubra esse legume e as vantagens dele. Eu já imaginei no início que estava se tratando de algum trabalho escolar, mas não, esse costume já vem de anos e você encontra em várias casas térreas ou varandadas.

Os frutos de Goya, ou Melões de São Caetano, como também são conhecidos, dão durante o verão no Japão. Eles são trepadeiras de fácil cultivo, e os cipós desse vegetal se transformam numa cortina verde, proporcionando sombra e maior ventilação.

Como fazer

Quando so ramos precisam estar apoiados em redes instaladas no exterior das janelas, e a partir daí é deixar os ramos crescerem e ir direcionando-os para que crescam de forma a cobrir toda área de rede.

Para quem quer economia, essa cortina verde contribui para redução no uso de energia eletrica para refrescar a casa, em até 30%. Já que as cortinas interceptam a entrada de fortes raios de sol ao interior da casa, e ampliam a sensação de frescor pelo aumento de circulação de ar.

Os pés de goya são resistentes e seus frutos são comestíveis. Lembra o sabor do jiló brasileiro. Pode ser preparado como um refogado junto com tofu e ovo, por exemplo. (Lembre-se sempre de retiras as sementes que não devem ser consumidas).

Fonte: NHK

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário