Esquisitices do Natal no Japão

Claro que o Natal vai ser diferente do outro lado do mundo, num país onde o cristianismo tem sua tímida representação quanto religião. Então trouxemos aqui para vocês algumas esquisitices comparando o Natal do Japão com o nosso brasileiro, ou mesmo o mais comum em países cristãos.

O Natal é uma das épocas mais românticas no Japão

Originalmente era pra ser a celebração do aniversário de Cristo, para passar tempo com as famílias e confraternizar, mas no Japão, o costume mesmo é passar a data com seu parceiro nessa atmosfera romântica e curtir a dois. Com troca de presentes especiais entre os parceiros. O estilo japonês tem atmosfera animada, com muita iluminação e lindas decorações. Esse costume veio com a era Showa e o aumento desse movimento de passar o dia com seus parceiros, foi desencadeado após um artigo de uma revista feminina, publicado na década de 1980.

Frango Frito, um prato típico

Tudo começou com uma campanha publicitária há mais de 40 anos, diante de um comentário de estrangeiros, falando sobre a saudade que tinham de consumir o peru de natal. E em 1974, foi lançada a campanha inspirada no espírito natalino, com o lançamento do balde festivo. E a partir daí, estima-se que mais de 3,6 milhões de famílias consumam KFC no Natal, segundo a BBC. A associação de Natal com KFC veio de tal forma, que até dias atuais a figura do coronel Sanders do KFC é confundido com Papai Noel pelas crianças.

Nem panetone, nem rabanada, é Bolo de Natal

A sobremesa perfeita pra acompanhar o frango frito é o Bolo de Natal, respeitando as variações, o tradicional é um bolo de massa branca, bem leve e fofinho, com chantilly e morangos. Como já abordamos aqui (clique e acesse matéria sobre o bolo).

Feriado, só que não

Dia 24 e 25 no Japão são dias normais de trabalho, portanto, muito embora as famílias, ou casais se reúnam para jantar juntos, dia 25 tem que ir trabalhar, porque segimos o calendário da empresa, que infelizmente não é feriado. Mas claro, que muito brasileiros tentam sempre que dá, pegar o dia de folga para aprovaitar melhor. Sorte a nossa, que esse ano cai num sábado e domingo, onde a maioria tem a possibilidade de curtir. Ainda sim, existem exceções…

O importante é que mesmo cá ou lá, o Natal é um evento cercado de amor e bons sentimentos, com família, amigos ou simplesmente na companhia do seu parceiro, o importante é confraternizar. Cristão ou não, comercial ou não, é uma data marcante em ambos os calendários. Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos ou, simplesmente メリークリスマス (do inglês, Merry Christmas).

Fonte: Athuman, Brasileiros pelo Mundo e Japão em Foco

Intermediario_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário