Cuidados de verão com sua marmita

Entre o tempo de preparação e o tempo de comer sua marmita, há uma variação de 4h a 7h, contando que seu preparo foi no mesmo dia de consumo. Ou mesmo no dia anterior, mas mantido sob refrigeração. Agora no verão, a atenção deve ser redobrada, afim de reduzir os riscos de intoxicação alimentar. Diante disso, vamos passar alguns cuidados com sua marmita.

A higiene é fundamental, então comece lavando as mãos, e não só com os ingredientes, mas também com o recipiente que será colocado, bem como os utensílios. Cuidado com a contaminação cruzada na tábua de cortes por exemplo. O ideal é lavá-la a cada utilização.

Eliminar as bactérias

Nem sempre lavar os alimentos crus, é o suficiente. Vários deles fermentam, o que pode trazer um desconforto na digestão. Não apenas lavar, mas secar os alimentos é importantíssimo! O pepino é um dos preferidos do verão, mas as bactérias se grudam nas reentrâncias da casca, portanto, se puder retirar parte da pele, especialmente as que tiver as “pontinhas”, é recomendado. Outra dica é aquecê-lo numa frigideira por 1 minuto, é fácil e a textura não muda muito, mas é o suficiente para deixá-lo livre das bactérias.

Beleza não é tudo

Um forte aliado para preencher lacunas da marmita, é o tomate cereja, fonte de vitaminas e minerais, além de ter seu charme. Mas cuidado, remova o galho com as mãos, delicadamente, as bactérias preferem esse local. Lave e seque os tomatinhos. O ideal de levar sem cortá-los, para evitar a fermentação, já que no seu interior contém líquido, que em contato com outros alimentos, pode causar intoxicação.

Divisórias e enfeites apropriados

Evite usar alface e outras folhas para dividir sua marmita. Agora no verão, elas acabam murchando e parte da sua água, vai para a marmita. Procure utilizar mini-copos e outras divisórias, que podem ser compradas em lojas de ¥100. Algumas delas tem até função antibacteriana.

Não pode faltar na marmita

O arroz é o top 1 de todo bentō, e acredite, alguns cuidados são importantes. Procure não colocar na marmita logo que retirado da panela, pois o arroz quente vai produzir vapor, que ficará preso e será gerado água. Você pode deixar destampado para que esfrie, ou mesmo embrulhe o arroz em papel filme, e deixe que esfrie antes de colocá-lo em sua marmita.

O grande inimigo da marmita

A umidade é quem vai trazer prejuízo aos alimentos que você adicionar em sua marmita. Procure eliminar toda a umidade, você pode usar ingredientes que absorvam a umidade, como farofa ou se você tem mais hábitos japoneses, o tofu koya ou mesmo o totoro kombu, são alguns exemplos.

Com essas dicas, poderá curtir seu bentō com muito mais segurança e saudabilidade. Está em busca de empregos, mas não vai abrir mão de comer sua comida, veja aqui algumas opções de vagas que você pode levar seu bentō!

Fonte NHK

Avancado_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário