Como fazer uma boa entrevista online

Diversas atividades tiveram que se readaptar para respeitar o isolamento social. E o processo seletivo também foi. A entrevista online mostrou ser uma excelente ferramenta para as empresas. Em toda parte do mundo, inclusive no Japão. Diversas empreiteiras deixaram de atender pessoalmente, e boa parte do processo passou a ser feito a distância. E vamos aqui deixar algumas dicas de como fazer uma boa entrevista online.

A entrevista online

Nada mais é do que uma entrevista, só que feita de forma remota, ou seja utilizando ferramentas onlines de chamada de vídeo, como Zoom, Skype, entre outras. Tem sido uma tendência mesmo antes do Covid-19, pela comodidade, rapidez e custo.

No Japão, dependendo da seleção exigida, o recrutamento pode ter mais do que uma etapa simples, como preencher uma ficha e enviar pelo Whatsapp ou site. Pode haver testes e até entrevista com o responsável por sua contratação. Portanto se você tem pretensão de garantir sucesso, preste atenção aos dez itens abaixo.

As dicas sobre o ambiente

Teste seus dispositivos: faça uma vídeo chamada rápida para um amigo para testar microfone, fones e vídeo. E qualquer outro dispositivo que for necessário para fazer sua entrevista online. Fica muito complicado quando na hora “H”, perceber que não está bem preparado.

Mantenha uma boa qualidade de conexão: Esteja em casa ou numa rede wi-fi comercial, fique atento ao sinal. Teste sempre a conexão, fazendo uma chamada rápida antes de sua entrevista. Se a imagem sumir ou travar, valerá a pena, se conectar usando cabo ao invés de wi-fi, ou mesmo usar a rede do celular.

Escolha o local apropriado: recomendamos que seja um local tranquilo, que não seja passagem de outraas pessoas, com pouco ruído e boa iluminação. Cuide de elementos que possam interferir na atenção do recrutador, como móveis, quadros e outros objetos de fundo. Inclusive, estar sozinho nesse ambiente, é melhor, pois evita distrações.

Entrevista online

As dicas para você

Atente a sua postura: Apesar de não ser presencial, a análise comportamental e corporal é feita durante a entrevista. Como você deve saber, a demonstração de interesse pela vaga e um bom perfil profissional pode ser decisiva para a contratação. Não é uma boa idéia, se sentar no sofá como se estivesse com amigo, por exemplo. Sentar de uma forma muito relaxada ou deitar, pode ser considerado como desinteresse. Mantenha-se num lugar confortável, mas de forma alinhada, pois deve ficar ali, por mais ou menos uma hora.

Comunicação clara: Falar de forma clara e objetiva é um diferencial em qualquer processo seletivo. Vale a pena lembrar de cuidar do vocabulário, organizar as idéias de forma lógica e assertiva. Além de controlar a ansiedade e insegurança. Vale alguma técnica de respiração para relaxar, minutos antes da entrevista, ou mesmo alguns pulinhos para baixar a adrenalina do momento.

Cuidado com seu tom de voz: Os equipamentos hoje em dia estão desenvolvidos, e conseguem captar a fala numa altura razoável, transformando o diálogo, como se fosse pessoalmente. Então, fale de forma natural, evitando tons elevados ou muito baixos. A idéia é manter a voz firme e ao mesmo tempo amigável. Uma dica importante aqui também é sobre os atrasos no áudio, que por vezes ocorrem. Então procure aguardar alguns segundos, antes de responder a pergunta de seu recrutador, evitando que alguma palavra se perca.

Ecolha roupa adequada: Apesar de mostrar pouco fisicamente, a entrevista online por ser mais informal, o visual é sempre um ponto de atenção. Se a vaga desejada for pouco formal, a roupa pode ter pouca influência, mas vale a atenção para a aparência bem cuidada, como cabelo e barba. Além evitar apetrechos na cabeça como bonés, tocas e qualquer outro, que impeça uma boa visualização do seu rosto.

Seu marketing na entrevista online

Comportamento diante da câmera: Procure sempre olhar para a câmera, evitar deixar seu olhar distante, ainda mais enquanto estiver falando. Para que seu recrutador possa entender melhor suas expressões, e perceber os sinais emitidos durante a conversa. Procure não comer, nem beber nada durante a entrevista, pode ser desrespeitoso. Caso haja a necessidade, peça para tomar uma água. Mas em hipótese alguma se ausente da câmera sem permissão. Lembre-se que o entrevistador está ali por você. E durante a entrevista, vocês têm atenção exclusiva um ou outro. Comunique, caso haja a urgência de se ausentar, mesmo que por alguns instantes.

Estude seu currículo: tente lembrar das suas experiências profissionais anteriores e pense em suas qualidades. Mostrar para o recrutador o que torna você especial para aquela colocação. Mas não minta, pois sua candidatura será analisada como um todo, inclusive caráter e índole. Um bom profissional é formado antes de tudo, por um bom cidadão.

Se informe sobre a empresa e a vaga desejada: antes da entrevista, leia o conteúdo que foi informado pelo anúncio, ou assista o vídeo que foi compartilhado. Seja qual foi a origem de seu contato, o importante é obter o máximo de informações sobre a vaga e a empresa que estará entrevistando você. Na Sankyo, disponibilizamos todas as vagas aqui no site, para que possa ter o máximo de informação. Aproveite a entrevista, para tirar somente suas dúvidas!

Deu tudo certo ou não?

Vale destacar que apesar de todos cuidados, imprevistos acontecem durante entrevistas online. O importante é manter-se calmo e oferecer uma outra opção se algo falhar, como conectar-se num outro fone ou mesmo outro dispositivo. Se o problema for outro, tente contornar a situação, pois a forma de você lidar com imprevistos, pode ser benéfica na avaliação.

Não há como saber se a contratação é certa, depois de uma entrevista. Mas manter-se calmo, pode ajudar a driblar qualquer nervosismo, e a aumentar suas chances de aprovação. Sempre se mantenha aberto a situação positiva ou negativa, não há candidato errado, ou certo, mas sim, a vaga adequada para você. E esperamos sinceramente contribuir para que possamos ajudá-lo nessa tarefa.

Fonte:

Uniacademia

Avancado_post

Deixe um comentário