As máquinas de auto atendimento e seus problemas

Certamente, um dos itens que o brasileiro chega ao Japão e observa são as máquinas de auto atendimento (自動販売機), que tem uma variedade enorme de instalações em cidades mais movimentadas, mas também encontra próximo, por exemplo a locais como uma plantação de arroz… E na hora pensa, isso no Brasil não funcionaria.

Exemplo de máquina na Alemanha

Mas a verdade é que em outros países mesmo na Europa, também tem suas dificuldades em deixar esse comodismo para os habitantes e turistas. Na Alemanha por exemplo, a dificuldade está na logística do reabastecimento, e constantemente se vê máquinas vazias. Mas a França e Itália compartilham suas dificuldades como funcionamento correto, e o principal desafio é quando o produto não sai e o botão do reembolso ou troco, não funciona. Não há como reclamar ou entrar em contato com setor de “informações ou sac” do administrador da máquina.

O que aconteceu?

Tem situações mais críticas, quando se trata de equipamentos de pagamento de estacionamento ou venda de bilhetes de transporte por exemplo. O desespero que dá quando a máquina “engole” seu bilhete do estacionamento e mesmo depois do pagamento não o libera para que possa sair com seu carro… ou ainda quando se paga um bilhete de transporte como trem, por exemplo, e a máquina tem estado lamentável de conservação e apresenta algum problema na emissão do bilhete. Você não consegue embarcar nem receber seu dinheiro de volta.

Já teve uma situação que ocorreu no posto de gasolina, onde o dinheiro foi inserido na máquina da bomba de combustível, a gasolina não saiu e o dinheiro não teve seu retorno… Mas não pense que isso só acontece com pagamento em dinheiro, já teve ocorrências com pagamento em cartão também. A dificuldade aí foi comprovar junto a operadora a não liberação do combustivel para receber o estorno do lançamento do cartão. É dor de cabeça na certa!

O perfeccionismo japonês

E você já parou pra pensar em quantas vezes já se deparou com uma máquina de auto atendimento e ela funcionou de forma correta? O povo japonês realmente tem um compromisso e um orgulho até, em sempre mirar pela perfeição. Os problemas acontecem, mas são minimamente relatados, e quando acontecem tem sempre um telefone para onde possa ligar, relatar o ocorrido e corrigir o fato, como por exemplo, ser reembolsado.

O compromisso logístico de reabastecimento e manutenção dos equipamentos são feitos regularmente. Dificilmente você encontra um equipamento sem nenhuma bebida por exemplo. Se já aconteceu alguma vez com você, ao invés de ressaltar o erro, pense no erro em relação a quantas vezes foi acerto. No caso o Japão tem um feliz índice, perto aos erros acontecidos nas máquinas da Europa, conforme relatado pela fonte M. Reisinger, que mora na Suiça há alguns anos e já teve comprovadas essas diferenças culturais.
Fonte: AllAboutNews

Sogei_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário