Água grátis nos restaurantes

Que surpresa boa chegar para jantar no Japão, e ter água grátis nos restaurantes! No Brasil, não há essa opção, e sempre temos que pagar pela água. No Japão é costumeiro dizer: 日本人は、水と安全はタダだと思っている。Que significa “os japoneses pensam que a água e a segurança são gratuitas”, expressando assim as características do país.

Alguns dias atrás, um tweet se tornou viral. Um desenho animado sobre um homem que foi convidado a pedir uma bebida em um restaurante e respondeu: “Água de graça, está otimo”. E tornou o assunto polêmico: até que ponto o restaurante é obrigado a servir água de graça, e até que ponto o cliente pode usufruir desse benefício.

Água dos restaurantes

O fato de que a água da torneira no Japão pode ser bebida como está, certamente está ligada à sensação de que “água e segurança são de graça” no início. Realmente os padrões de qualidade da água da torneira no Japão, estão entre os mais altos do mundo. E o ato de servir água grátis nos restaurantes, em conflito com o faturamento de bebidas, ocorrem justamente, por causa da alta qualidade da água da torneira, o que é uma sorte mesmo do ponto de vista global.

Em primeiro lugar, existem várias circunstâncias, dependendo da faixa de preço e do status da loja, seja uma loja sofisticada ou uma loja popular. Mas é comum pedir água mineral ou bebidas em restaurantes sofisticados.

Continuação...
Diurno_post

Deixe um comentário