Que surpresa boa chegar para jantar no Japão, e ter água grátis nos restaurantes! No Brasil, não há essa opção, e sempre temos que pagar pela água. No Japão é costumeiro dizer: 日本人は、水と安全はタダだと思っている。Que significa “os japoneses pensam que a água e a segurança são gratuitas”, expressando assim as características do país.
Alguns dias atrás, um tweet se tornou viral. Um desenho animado sobre um homem que foi convidado a pedir uma bebida em um restaurante e respondeu: “Água de graça, está otimo”. E tornou o assunto polêmico: até que ponto o restaurante é obrigado a servir água de graça, e até que ponto o cliente pode usufruir desse benefício.
Água dos restaurantes
O fato de que a água da torneira no Japão pode ser bebida como está, certamente está ligada à sensação de que “água e segurança são de graça” no início. Realmente os padrões de qualidade da água da torneira no Japão, estão entre os mais altos do mundo. E o ato de servir água grátis nos restaurantes, em conflito com o faturamento de bebidas, ocorrem justamente, por causa da alta qualidade da água da torneira, o que é uma sorte mesmo do ponto de vista global.
Em primeiro lugar, existem várias circunstâncias, dependendo da faixa de preço e do status da loja, seja uma loja sofisticada ou uma loja popular. Mas é comum pedir água mineral ou bebidas em restaurantes sofisticados.
Continuação...
Por exemplo, a culinária francesa tem uma cultura de ser apreciada com vinho, por isso é um entendimento tácito pedir comida e vinho. Isso é verdade para lojas com uma faixa de preço mais alta. As lojas casuais, por outro lado, geralmente são gratuitas. Alguns restaurantes já têm água na mesa quando você se senta.
Experiência gastronômica
Bebidas e vinhos, também são itens para os restaurantes expandirem o mundo da culinária e torná-lo mais agradável. Em outras palavras, podemos dizer que, nos restaurantes, as bebidas são posicionadas como algo que torna a comida mais saborosa para o cliente. Bem como mais lucrativa para o restaurante, e ainda agrega individualidade à comida, ao invés de torná-la cara. Como já foi comentado sobre o vinho na culinária francesa, a água com gás também oferece uma limpeza no palato para poder saborear melhor seus pratos, e até águas saborizadas, servidas em restaurantes italianos por exemplo para amenizar o paladar entre molhos e massas, numa opção sem álcool.
Drinkbar uma boa dica
Se num restaurante você fica em dúvida entre comprar sua bebida ou tomar a água grátis, e se houver opção de DrinkBar, fique com esse, além de bebidas gaseificadas, também acompanham muitas vezes por cafés e chás, que você paga um valor único e consome a vontade, do início ao fim de sua permanência no restaurante. Isso libera você da preocupação de quantas garrafas pedir, se está sendo indelicado no consumo de água grátis.
Fonte: Yahoo