Xocova®: medicamento oral contra covid

Nesta terça feira, o Ministério da Saúde do Japão aprovou o medicamento em comprimido contra o Covid-19, o Xocova®, ゾコーバ, da farmacêutica Shionogi&Co. É o primeiro medicamento oral japonês, contra o coronavirus, aprovado no sistema de aprovação de emergência.

O medicamento será administrado para pacientes com Covid, com idade acima de 12 anos, e com sintomas leves, devendo ser evitado por grávidas e possíveis gestantes, além de evitar ser ministrado juntamente com medicamentos contra doenças crônicas. Conforme o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobu Kato, a distribuição e tratamento iniciarão em dezembro.

Xocova®, medicamento contra COVID-19 da Shionogi & Co. (Foto fonte de KyodoNews)

O tratamento previsto é de sete comprimidos para serem tomados em cinco dias. O Xocova®(ácido fumárico ensitrelvir) é um antiviral para o Covid-19, criado por meio de pesquisa conjunta entre a Shinogi e a Universidade de Hokkaido.

O mecanismo pelo qual o medicamento funciona é semelhante ao medicamento oral Pakilovid Pack, da farmacêutica americana Pfizer, que também já foi aprovado como medicamento contra o novo coronavirus. O Xocova® impede o funcionamento da enzima, atuando na etapa de multiplicação. Numa análise de cinco principais sintomas da cepa Omicron, o medicamento reduziu os sintomas (coriza, dor de garganta, tosse, febre e fadiga) de oito para sete dias.

O governo japonês concordou em comprar doses suficientes para um milhão de pessoas, assim que a droga, receber a luz verde, quanto a distribuição.

Fonte NGK, Shinogi&Co e KyodoNews

0Jp_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário