Jogos olímpicos de Tóquio custaram ¥ 150 bilhões a menos do que o esperado

O custo total das Olimpíadas e Paraolímpicas de Tóquio foi de pelo menos 150 bilhões de ienes (US$ 1,3 bilhão) menos do que o esperado, já que os Jogos foram em sua maioria realizados sem espectadores, ajudando a cortar custos trabalhistas e outras despesas, disseram autoridades nesta sexta-feira.

As reduções de custos decorrentes da ausência de espectadores devido à pandemia do coronavírus mais do que compensaram as perdas na venda de ingressos, estimadas em cerca de 90 trilhões de ienes, o que significa que é improvável que haja uma carga adicional para os contribuintes.

O custo total, dividido pelo comitê organizador e pelos governos central e metropolitano de Tóquio, para as Olimpíadas e Paraolimpíadas realizadas em meio a restrições extraordinárias no verão passado pode ser inferior a 1,5 trilhão de ienes.

Os organizadores aumentaram o orçamento total para 1,64 trilhão em dezembro de 2020 de seu orçamento anterior de 1,35 trilhão de ienes devido ao adiamento sem precedentes de um ano dos Jogos por causa da pandemia.

Houve disputas sobre quem vai compensar as perdas resultantes da falta de receita com a venda de ingressos. Caso o comitê organizador ficar no vermelho, o governo metropolitano fica encarregado de cobrir o déficit, com o governo central entrando para ajudar, caso necessário.

Os três organizadores pretendem chegar a um acordo sobre como dividir o custo total até o final do ano.

As Olimpíadas de Tóquio, que duraram 17 dias, foi o maior evento esportivo realizado desde que o vírus surgiu no início do ano passado, e envolveu cerca de 11.000 atletas de mais de 200 países e regiões.

Quase todos os locais ficaram sem espectadores pela primeira vez na história das Olimpíadas, enquanto o Japão lutava com o número de infecções por COVID-19 em seu nível mais alto, com Tóquio em seu quarto estado de emergência.

Apesar de ter ficado abaixo das expectativas, o custo de organizar as Olimpíadas e Paraolimpíadas subiu drasticamente em relação aos 734 bilhões de ienes estimados inicialmente pelo Japão quando fez sua oferta em 2013 para sediar os jogos.

Diurno_post

Deixe um comentário