A neve pesada caiu nas regiões de Chugoku, Kinki, Tokai e Hokuriku na segunda-feira pelo segundo dia consecutivo, causando cancelamentos de voos e atrasos nos serviços de trem.
Interrupções de tráfego devido a acidentes em estradas congeladas também ocorreram ao longo de partes das vias expressas Tohoku, Meishin, Maizuru-Wakasa e Kanetsu, informou a Fuji TV.
As companhias aéreas JAL e a ANA cancelaram mais de 130 voos no domingo e cerca de 40 na segunda-feira.
JR Central e JR West disseram que os serviços nas linhas de shinkansen Tokaido e Sanyo foram atrasados, enquanto 117 serviços de trem expresso na região norte de Kinki foram cancelados.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a neve forte que começou no domingo deve continuar até terça-feira, com previsão de até 90 cms de neve para a região de Hokuriku às 6h, 80 cms nas regiões de Tokai e Kinki e 60 cms em Tohoku . A agência também emitiu avisos sobre ventos fortes e avalanches.
A agência disse que a neve pesada e as temperaturas de congelamento estão sendo causadas por uma enorme massa de ar polar com uma temperatura de menos 50 graus pairando sobre o oeste e centro do Japão.
Queda de neve recorde foi registrada nas 24 horas do início do domingo às 6:30 da manhã de segunda-feira em Hikone, província de Shiga (68 cms) e Asago, província de Hyogo (71 cms).
Enquanto isso, a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres e policiais locais estão pedindo aos residentes de áreas onde há neve pesada que tomem cuidado ao remover a neve do telhado e tomem cuidado com a neve que cai.
Para evitar que as casas desabem sob o peso da neve, muitas pessoas, incluindo os idosos, costumam usar uma escada para subir em seus telhados, mas perdem o equilíbrio nos telhados cobertos de neve.
A polícia pediu às pessoas que não subissem sozinhas em seus telhados ou, se o fizerem, amarrem uma corda em volta da cintura e prenda-a com segurança em uma parte resistente do telhado, se puderem.