À medida que o inverno chega, e as temperaturas vão abaixando, se torna impossível passar o dia sem um banho quentinho, se for de fonte termal então, aquecerá todo seu corpo e alma também. Pelo menos é o que dizem os frequentadores de onsen (fontes termais).
Mas ir a um onsen pela primeira vez não é tarefa fácil, mesmo para os japoneses. Pois além de ficar nú em publico (calma, tem vários tipos de termas) tem algumas etiquetas que você precisa saber. Você não precisa se preocupar em levar nada, pois a maioria das coisas você consegue alugar, como toalhas, yukata e pijamas, bem como outro acessórios. A maioria dos onsen são equipados com kits de higiene como shampoo, sabonete líquido e condicionador, além de secadores de cabelo. Por falar em acessórios, não pode entrar de brincos, colares e as mulheres tem que estar de cabelos presos, como coque.
Se você quer experimentar as maravilhas do onsen, vamos te dar algumas dicas. Começaremos por entender que onsen ( fontes termais) e banhos públicos ( sentō) são diferentes. Sentō são banhos públicos, como o onsen, porém são aquecidos artificialmente.
Dia de mulher, dia de homem
Existem diferentes tipos de banhos e instalações. O que é confuso é que, em alguns deles alternam dias de funcionamento somente para homens (dansei senyō), somente para mulheres (josei senyō). Os mais comuns são onsen ou banhos públicos divididos em as áreas exclusivas, ou seja o espaço exclusivo para mulheres, e áreas exclusivas para homens. Fique atento às placas indicando qual é qual. E outra dica é observar quando eles fecham para limpeza (seiso).
Se tem vergonha e nem pensa em se preocupar com nudez pública, pode tentar um onsen privado (kashikiri onsen). Uma outra preocupação é se você está apto para ir a um onsen, então fique atento, pois tem alguns onsen que não permitem: pessoas com tatuagens, independente de seu tamanho, mesmo tapando. Mas existem alguns, principalmente nas grandes cidades, que atende mais estrangeiros, e que permitem ingressar tatuados.
Banho antes do banho
Tudo certo, você está apto e já pronto para entrar. Como a fonte termal é compartilhada por todos, é costume tomar um banho antes, lavando seu corpo. Passando pela estação de lavagem, há a prática de ir derramando água quente no corpo antes de entrar, para se acostumar com a temperatura. Finalmente pode entrar na água, começando com meio corpo (hanshinyoku) e depois que se acotumar ao calor das águas, seguir para o zenshinyoku, banho de corpo inteiro.
Que tal agora sair e aproveitar as demais dependências? Você pode colocar um quimono de algodão leve (yukata), prestando atenção na lapela do quimono, que deve ser a esquerda por cima. O yukata usado com fechamento de lapela à direita, estilo Shinishōzoku, são de roupas funerárias, então melhor não confundir.
Enfim, revigorado
Uma prática muito comum é, depois do corpo revigorado e relaxado ao mesmo tempo, beber leite após uma fonte termal para repor as vitaminas perdidas no suor. E para isso encontrará um balcão ou máquina de venda automática (jidōhanbaiki), vendendo leite fresco e refrescante. Não se acredita na reposição das vitaminas, mas é dificil negar a sensação refrescante que a bebida gelada oferece após o banho quente.