A revolução do WhatsApp

Em 2009 o WhatsApp surgiu como aplicativo. No Brasil, apenas em novembro com versão IOS, e somente em 2010 com a versão Android. Seu boom aconteceu, quando teve uma melhoria: o envio de mensagens curtas, ocupado somente pelo SMS. Como no Brasil a versão Android se destaca, se espalhou rapidamente, pois além de ser fácil de usar, é um aplicativo sem custo. Em 2011, o sucesso era tão grande, que ele estava no topo da loja da Apple, ranking entre os top 20 aplicativos.

O WhatsApp em números

Atualmente são mais de 5 bilhões de usuários, e no Brasil são mais de 200 milhões de celulares conectados ao WhatsApp. Tem como sua principal vantagem a rapidez de uso. E como os smartphones estão sempre à mão, isso tornou o aplicativo inclusive, uma ferramenta de trabalho.

Hoje em dia, é a ferramenta de comunicação móvel mais usada para trabalho, no Brasil. Foi realizada em janeiro deste ano, um estudo comportamental pelo MEF com 650 profissionais. Pasmen, no Brasil 84% preferem WhatsApp, contra 52% do segundo preferido o e-Mail. No Japão, a ferramenta preferida é o Line com 49%, empatado pelas ligações telefônicas.

Nós da Sankyo, engrossamos a lista de preferência pelo WhatsApp. Seja pela facilidade de troca de mensagens, para o envio de detalhes de uma vaga ou procedimentos para entrevista. Ou ainda para falar sobre o resultado da entrevista, e enviar de algum link, tornando-se nosso principal veículo de comunicação.

Além da conforto de poder ler as mensagens e escutar os áudios, no tempo mais apropriado, ainda mais para quem já trabalha no Japão, pois a carga horária é um pouco longa, e aproveitar os intervalos para resolver algumas situações, através desses recursos é ótimo.

As facilidades do WhatsApp

Até meados dos anos 2000, no Japão era muito comum as filas nas cabines públicas, cada um com mais de um cartão telefônico, para matar um pouco da saudade dos parentes e amigos no Brasil, ou onde quer que esteja. Graças a evolução da internet e a revolução do WhatsApp, se conectar com as pessoas é muito fácil. Seja por mensagem, ou por vídeo, no conforto da sua casa, ou na rua, se tornou indispensável.

Ainda mais porque é de graça! Basta seu smartphone ter o aplicativo baixado e você acesso a internet. Se você ainda não tem, baixe aqui o aplicativo (Android ou IOS) e veja como tudo vai mudar! Inclusive sugerimos que faça antes de se candidatar a alguma vaga de emprego, pois isso facilitará a comunicação com o entrevistador, aumentando ainda mais a chance de ser contratado.

Embora a comunicação criptografada de ponta a ponta, o aplicativo não tem segurança com os backups (arquivos copiados que ficam salvos), exportação de conversas e arquivos enviados e recebidos. “As empresas precisam urgentemente se adaptar às novas normativas, em especial aquelas que utilizam ferramentas como WhatsApp. O recomendado é que as informações confidenciais, como dados bancários, número de documento, nome dos pais completos sejam deletados assim que visualizados. Na primeira impressão, pode até parecer que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é complexa, mas ela foi implementada para trazer benefícios e resguardar tanto os clientes quanto as empresas”, diz o CEO da SVX Corporate. A Sankyo possui boas práticas quando envolve informações pessoais e todos cuidados quanto à administração delas. (Vide nossa Política de Privacidade).

Dicas de Uso

Para fechar com chave de ouro seguem algumas dicas de como utilizar o WhatsApp para assuntos de trabalho. As mesmas regras para textos, e-mails, e redes sociais valem para o aplicativo:

  • Só use caps lock (letras maiúsculas), se estiver enfatizando algo ou gritando com a pessoa; caso contrário, passará uma imagem deselegante;
  • Muito cuidado ao enviar algum documento para alguém. Faça a seleção de arquivos e destinatário com calma e todo cuidado possível. Além de evitar que documentos ou dados pessoais acabassem em mãos erradas, evitar embaraços com alguma foto não profissional;
  • Outro detalhe importante é com seu cenário, parado ou mesmo andando, ao fazer uma vídeo chamada, para evitar constrangimentos de cenas inapropriadas.

Algumas atualizações trouxeram muitos alívios, como a opção de apagar mensagem, ou mesmo o envio de imagem ou vídeo com visualização única. Isso dá mais privacidade. Mas não impede que a pessoa faça uma captura de tela (print). O WhatsApp veio pra mudar muitos hábitos, tornando as pessoas cada vez mais próximas. Mas temos que lembrar sempre, que se é uma comunicação relacionada a trabalho, é sempre bom estar atento a tudo.

Fontes:

MobileTime

Estudo do MEF

G1

Exame

  • Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário