Pneus de neve, chegou a hora!
Para as regiões mais frias do Japão, já estamos nos aproximando do período de neve, e para não ser pego de surpresa, o ideal já é trocar os pneus comuns, para pneus de neve (スタッドレスタイヤ) . Existem os pneus onipotentes, que podem ser usados tanto no inverno quanto no verão, e eles estão em alta no mercado. Se esse é seu caso, pode ficar tranquilo, não precisa trocar.
Recentemente, os fabricantes estão aumentando suas linhas de “pneus para todas as estações”. Como o nome sugere, é um pneu que pode ser usado durante todo o ano. Pode ser usado normalmente no verão, porque apresenta uma aderência comparável aos pneus de verão. Mas esse pneu é ok para neve, mas não recomendado para gelo. Então sempre bom estar de olho nas condições das ruas e estradas. Os pneus para todas as estações, são a melhor combinação para áreas onde neva apenas algumas vezes por ano, como a região de Honshu.
Preparados para tempo seco, de neve e gelo
A recomendação para uso dos pneus de neve é entre 01 de novembro e 31 de março, e os cuidados com frenagem do veículo, mesmo sem neve, no asfalto também requer atenção. Mantenha os pneus sempre calibrados, para melhor performance. O pneu de neve, está de acordo para uso na neve e mesmo em pista com gelo. O padrão tipo “pneu de bloco” agarra a neve e gera aderência. A borracha macia e os sulcos finos raspam a água na superfície do gelo, permitindo que ela se agarre mesmo no gelo.
Segurança do pneu
Para que você tenha segurança prometida dos pneus de neve, acompanhe o desgaste dele. Um teste simples é colocar uma moeda de ¥100 na ranhura do pneu, com o 1 encostado no pneu, como mostra a imagem ao lado. O ideal é que o 1 fique o menos visível possível. Se ele já aparecendo, como na foto, o ideal já é trocar o jogo de pneus. Embora esse método seja somente uma referência, pois a ranhura varia de fabricante para fabricante. Fique de olho para que sua segurança não fique em risco.
Continuação...