Para que serve afinal a Certificação ISO?

ISO refere-se a International Organization of Standardization, traduzindo para o português, “Organização Internacional de Normatização”. São cerca de 170 países, que utilizam as normas da Organização ISO e mais de 1milhão de empresas pelo mundo, que já foram certificadas pela ISO 9001.

Ela tem como principal objetivo desenvolver normas, que possam ser adotados por todos países, visando um impulso ao comércio de bens e serviços. A Organização traz uma série de regras para empresas, não importa seu tamanho ou segmento. Existem certificações distintas, conforme setor de atuação:

  • Focada no sistema de gestão de qualidade, temos a ISO 9000;
  • a ISO 14001: voltada para o setor ambiental;
  • Relacionada à segurança dos alimentos, a ISO 22000; entre outras.

É fácil obter a ISO?

A ISO 9000 é composta por cinco normas internacionais, ligadas a gerenciamento e garantia de qualidade da empresa. As seguintes ISO’s fazem parte dessa família: 9000, 9002, 9003 e 9004. E veja só que a mais abrangente é a 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

Para obter a certificação, são necessárias algumas etapas, sendo elas: diagnóstico, planejamento, implementação e auditoria. A duração de cada fase varia, conforme tamanho da empresa e complexidade do negócio. Então, além de atenção de funcionários destinados ao apoio do processo, em geral é contratada uma consultoria, para guiar e agilizar o processo no que for possível.

Para que serve afinal?

Ela foi criada com a perspectiva de que as empresas certificadas atinjam suas metas e possam garantir a capacidade de eficiência tanto na produção quanto na prestação de serviço. Por isso mudar qualquer coisa que relita em alguma norma é bem complicado.

Você já deve ter visto em algum site, folheto ou mesmo na assinatura de email o selo de certificação ISO. Há muitos anos as organizações utilizam a estratégia de divulgar externamente, que atuam em conformidade com o sistema de gestão de qualidade da Organização ISO. A certificação é respeitada pelo mundo todo, oferecendo mais confiança aos clientes que contratam, e o seu selo de qualidade, acaba agregando valor a marca.

Temos um grupo de empresas que são certificadas pela ISO 9001, que cumpre as normas da Organização, para manter sua qualidade, no processo de fabricação. Para identificar as vagas a Sankyo oferece para trabalhar nessas empresas, clique nas opções por províncias: Fukui, Nagano, Toyama e Ishikawa.

Fonte

Consultoria ISO

Diurno_post

Deixe um comentário