Nova onde do Covid – marola ou tsunami?

A subvariante BA.5 do corona vírus está se espalhando com uma rapidez impressionante. Casos diários em Tokio chegaram a 30mil, pela primeira vez nesta quinta feira (21) – pode ser apenas uma questão de tempo até que você, ou um de seus familiares, amigos ou colegas contraiam o corona vírus.

Mas com o pico do último aumento chegou há mais de cinco meses, alguns podem ter dificuldade em lembrar os protocolos a seguir, caso você seja infectado pelo COVID-19. Relacionamos aqui abaixo, algumas informações básicas, sobre o que precisa saber e fazer, se testar positivo ou achar que pode ter COVID-19.

O que faço se tiver sintomas de coronavírus, como febre ou dor de garganta?

A primeira coisa a fazer é ir a um médico, ou numa clínica local que aceite pacientes com febre onde você possa fazer o teste do coronavírus. Muitos municípios oferecem uma lista de clínicas de febre onde você pode fazer o teste, verifique o site oficial de seu município.

Se eu testar positivo, mas meus sintomas estiverem leves, posso ficar em casa para me recuperar?

Sim. No início da sexta onda, causada pela variante ômicron altamente contagiosa, o governo mudou seus protocolos. Se você testou positivo em uma clínica, ou com um kit de autoteste em casa, mas não apresenta sintomas graves, pode ficar em casa, mas o centro de saúde pública deverá ser comunicado. O acompanhamento será por meio de um aplicativo de smartphone diariamente. Se seus sintomas piorarem repentinamente, contate-os imediatamente para obter ajuda. Muitos municípios entregam uma caixa de suprimentos à sua porta gratuitamente se você for infectado.

Quantos dias preciso de auto-quarentena?

Os funcionários do centro de saúde pública informarão quando você poderá sair da quarentena efetivamente. Mas geralmente aqueles que desenvolvem sintomas de COVID-19, podem encerrar suas auto-quarentenas nessas condições:

  • após 10 dias de desenvolver os sintomas e mais de 72 horas após os sintomas terem diminuído;
  • depois de ter testado negativo duas vezes com um teste de PCR ou um teste de antígeno se seus sintomas diminuíram em menos de 10 dias. Sendo que o primeiro teste deve ser realizado 24 horas após o desaparecimento dos sintomas, e o segundo 24 horas após o primeiro.
Continuação...

Diurno_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário