Acredite, esse ano voou! E já estamos a menos de 60 dias para o Natal, quando ouvimos a música da Simone, e nos perguntamos ” e o que você fez?” ou mesmo alguma canção do Roberto Carlos para fazer uma retrospectiva de tudo o que passou nesse 2022. Fato é que o ano está acabando, mas ainda dá tempo de realizar algumas das promessas feitas na passagem do ano passado.
Sonhe mais e organize-se
Parte de uma boa realização, é sonhar, desejar e a partir daí um bom plano de ação. Dietas, aquisição de bens, viagens, mais tempo com a família, seja qual for seu sonho, o ideal é planejar os passos, e claro, o tempo possível para alcançar. Senão o sonho vai permanecer como sonho mesmo…
Não é todo mundo que nasce cheio de vontade de fazer contas, e planejar exige muito. Pois além de realizar seu desejo, você precisa viver saudável, com saúde e bem estar, e pra isso, administrar seu dinheiro ajuda bem.
Continuação...
Faça as contas de quanto você gasta para se manter, e veja se há possibilidade de cortar ou ajustar alguma despesa, para que parte dela vire seu sonho realizado. Para quem vive no Japão, numa economia mais estável que a do Brasil (vide as inflações dos países), fica mais fácil um planejamento.
Porque a promessa continua promessa?
A Sociologia ajuda a entender isso. Temos um habitus que nos faz agir de certa forma. E esse habitus seria a predisposição a agir de uma dada maneira. Esse habitus adquirimos por meio de um processo de socialização. As promessas de fim de ano, normalmente estão ligadas a um comportamente que não fazemos naturalmente, como dieta alimentar, ou prática de exercícios físico, ler mais ou até mesmo escrever um livro. Seja qual for, o importante é entender que nosso habitus não nos força a agir para realizar essa promessa. Então monte um plano de ação, com pequenas mudanças e que gradualmente, possa se tornar rotina e mudar sseu habitus. Afinal não mudamos um hábito de um dia para outro.
Não desista, resgate o papelzinho que escreveu e monte agora seu plano de ação. Se um emprego novo estiver nele, acesse aqui e consulte as vagas que temos.
Fonte: Cafecomsociologia