Hashi ecológico ou não?

Há um tempo atrás, houve uma polêmica grande sobre o uso do hashi (utensílio usado para comer e cozinhar) descartável. Os números assustadores do volume de hashi usados, aa preocupação com as madeiras utilizadas, reflorestamento etc. Mas agora parece que o jogo virou, e o utensílio agora tem sido visto com bons olhos, com impacto ambiental menor, já que usam madeira sem desperdício e por todo seu processo de compostagem.

O histórico dos fatos

A madeira é biodegradável, teoricamente não emite gases tóxicos ou dióxido de carbono quando incinerada após o uso, e pode ser compostada. Além de resistentes a água e ter boa durabilidade. Com isso o uso de hashi descartável vem diminuindo, mesmo com os restaurantes orientais ganhando espaço no ocidente. O consumo de hashi descartável nos últimos anos foi de 14 bilhões de pares. Mas olhando há cerca de 20 anos atrás, eram 25 bilhões de pares. Isso se deveu a crise do corona, mas prinicipalmente a mudança de materiais utilizados para produção do hashi reutilizáveis, como bambu, plástico e madeira de alta qualidade.

Produção nacional

Nara é a província com maior número de produtores de hashi no Japão. E o líder de vendas é ranchu (らんちゅう), esse hashi não precisa ser quebrado, ele já vem separado, preso com fita de papel feitos com cedro de Yoshino. Em Fukushima, o hashi feito com cedro de alta qualidade Iwaki Takahashi, também são populares como presentes, pois vem com design específico, incluindo saquinho para o hashi. Ali a orientação é usar quantas vezes quiserem, antes de descartá-los.

Já na província de Gifu, o genroku (元禄箸) tem como principal característica o preço, é feito com cedro local. Que mesmo estando custando mais de 4x o valor do hashi chinês, vem de encontro a valorização da produção nacional, cuja parte dos lucros é revertida para instituições maternas e lar de idosos, além da conservação da floresta.

E você prefere hashi plástico, investe em um de madeira de boa qualidade, ou prefere os descartáveis de uso único? Não sabe usar hashi? Vamos deixar um vídeo aqui abaixo para ajudá-lo.

fonte: Movimento Cultural – Instituto Federal de Santa Catarina

Fonte: Yahoo

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário