Estamos contratando

Algumas pessoas se perguntam como é possivel estar sempre contratando pessoas. Ou se as vagas não terminam nunca. E viemos aqui para te contar o que pode causar esse tipo de situação.

Aqui no Japão, parece que o emprego é para qualquer um, você normalmente vai até uma empreiteira, preenche uma ficha e em algumas ocasiões, já sai com algumas opções de emprego. Rápido e fácil. Mas o processo é bem mais intenso do que isso.

O que é recrutamento e seleção, afinal?

Na ponta inicial está o processo de recrutamento e seleção, que é o conjunto de atividades que visa encontrar as pessoas mais adequadas para preencherem as vagas disponíveis na organização. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias. A seleção é a etapa na qual o profissional será escolhido para a vaga.

Desde o início do processo até o final da seleção, existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão conforme o perfil desejado e com maior potencial de envolvimento com a cultura organizacional. As empreiteiras como a Sankyo Tecno Staff se preocupam muito em realizar todo processo com excelência. Temos preocupação constante com a aderência do candidato, bem como preservação da saúde física e mental, e disponibiliza várias formas de contratação (vide Nossos Serviços).

Uma contratação mal feita afeta a rotina da organização e do trabalho. Afeta as relações interpessoais e até mesmo as estratégias de expansão do mercado. Por outro lado, seguindo boas práticas e utilizando as ferramentas adequadas, o processo se torna um importante aliado do negócio.

Quem dita as condições para o recrutamento, bem como habilidades e outras critérios é o cliente final.  Clientes mais rigorosos têm processos mais elaborados, que acabam levando um pouco mais de tempo.

Rotatividade de Pessoas (Turn Over)

Em uma era na qual os jovens tendem a não se manter por muitos anos em uma mesma empresa, a retenção se transformou em uma das maiores dificuldades das empresas de recrutamento. A melhor forma de mitigar o problema do turnover, é atacando uma das causas-raiz: falha na seleção. Um profissional bem contratado se mantém satisfeito com sua admissão por muito mais tempo e consegue se desenvolver e crescer internamente.

As empresas do Brasil têm a maior taxa de turnover do mundo, chegando a 82%. A média global, neste mesmo período, é de 38%. Mais longe ainda as empresas estão de alcançar o indicado pelos especialistas como ideal: uma taxa de 5%.

Aqui no Japão o índice é mais alto ainda pois têm outros fatores que engrossam a lista de causas, como voltar a terra natal, objetivo financeiro alcançado, busca contínua por melhores salários para atingir seu objetivo financeiro, num curto espaço de tempo ou até mesmo a falta de adaptação.

Altos e baixos

Temos alguns períodos onde a produção oscila, tendo altos e baixos, pois o ritmo de produção é diferente para atender o mercado consumidor. E isso também é uma das causas de mantermos um nível alto de contratações, para suprirmos esses picos de contratação de forma mais rápida.

Adicione ao volume de trabalhadores já contratados, a rotatividade de pessoas, o número de clientes e a demanda crescente, que dá pra ter uma noção do número de pessoas que precisamos recrutar. Além de a Sankyo estar em busca de estratégias para ampliar seus negócios e expandir sua atuação no mercado. Então não perca seu tempo, consulte as vagas que temos em aberto e faça seu cadastro.

Fonte

Zendesk

Deixe um comentário