7ª onda do Covid-19
Omi Shigeru, chefe do painel consultivo do governo japonês, encarregado das questões do coronavírus, deu a entender que o Japão entrou, na sétima onda de infecções por coronavírus, durante o encontro que ocorreu ontem, com o primeiro-ministro Kishida Fumio.
Após a reunião, Omi disse aos repórteres, que explicaram a Kishida, que o atual aumento no número de casos pode ser atribuído, em parte, à disseminação da subvariante BA.5 da variante Ômicron, que se acredita ser mais transmissível do que as cepas anteriores.
Os especialistas também apontaram outros fatores, como o enfraquecimento da imunidade, pelo longo tempo que se passou, desde que, a maioria das pessoas tomou a última dose da vacina.
Foi solicitado a Kishida assegurar que os governos, central e locais, colocassem em prática os preparativos para oferecer cuidados médicos, testes e vacinações.
Omi afirmou também, que embora acredite que o Japão esteja passando por uma nova onda de infecções, no momento, não está há restrições, tais como de medidas de quase emergência. Ele sugeriu que, será possível superar o atual surto através de testes, vacinações e implementação completa de medidas preventivas básicas.
Fonte: NHK