No Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou outros países, a finalidade da Black Friday é aquecer o mercado consumidor. E prepare-se, pois ela já está chegando. Por oportunidade, a Black Friday, virou Black Week, pois tem período maior de ofertas, e descontos atrativos por cerca de uma semana.
A data já era definida, dia seguinda ao feriado de Ação de Graças, que acontece na quarta semana de novembro, mas também está ligada ao Natal, pois é a partir daí que se inicia a temporada de compras natalinas nos Estados Unidos. E atualmente é a data de maior venda, com preços convidativos e excelentes oportunidades de compras.
Essa estratégia surgiu entre décadas de 1980 e 1990 com esse nome, e o sucesso dessa ação chamou atenção de outros países. O Brasil mesmo começou a utilizar essa estratégia a partir de 2010.
O nome Black Friday tem algumas teorias, sendo uma delas, que remonta um fato do século XIX, quando investuidores norte-americanos resolveram criar um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estado Unidos. O objetivo era fazer o preço do ouro disparar na Bolsa de Valores, para que pudessem enriquecer. Mas o então presidente Ulysses Grant, interveio e ordenou que o governo vendesse o ouro estocado nos cofre publicos, e isso fez com que o preço do ouro caisse drasticamente, e esse dia ficou conhecido como Black Friday.
Descontos de 50% do dobro do preço
A chegada da Black Friday no Brasil foi muito criticada, pois várias lojas ofereciam falsos descontos. Mas de qualquer forma, o período acabou se consolidando como bom período para compras. Mas o apelo para o consumo, surgiram períodos que não fizeram tanto sucesso, como a Pré Black Friday, o Pós Black Friday, a Black Monday com apelo para indústria de eletrônicos e informática e a finalmente a Black Week.
Aproveitando os descontos
No Japão, as oportunidades no comércio também existem, e são mais concentradas na data oficial, porém temos comércios, como shoppings como a rede Lalaport, que já declarou que começa dia 18 de novembro e vai até dia 27. Em lojas online como a Amazon, promete excelentes descontos durante a semana da Black Friday. Os descontos prometidos são de até 80% e muitos brindes.
A melhor forma de aproveitar é ir paquerando seus itens de desejo. Assim, já se ter uma noção do preço real e não cair em ciladas de falsos descontos. Lembre-se de analisar a grade de tamanhos, para evitar compras erradas e claro, se antecipar para que consiga as melhores ofertas, já que tem quantidades limitadas.
Se você perder a oportunidade, fique tranquilo, que no Japão existe uma semana tradicional de descontos, bem no estilo americano que é a First Sale, que acontece em janeiro logo após a virada do ano. Com as famosas Fukubukuro, conhecidas por serem as sacolas da sorte ou da fortuna, com preços atrtativos e conteudos tentadores, que já abordamos aqui ano passado. Se está curioso, clique aqui e confira a metéria do blog.
Fonte: Brasil Escola e Portal Mie.