Covid 19, enfim a imunidade do rebanho
O nível de imunidade da população japonesa ao Covid-19, atingiu os 90%, nas principais áreas populacionais, após a recente onda de omícrons, conhecido como imunidade do rebanho. Embora esse nível de proteção, provavelmente diminua em questão de meses, de acordo com estudo publicado ultimo dia 27.
Esse nível imunidade, reflete a proteção parcial da conferida, tanto pela infecção natural, quanto pela vacinação, de acordo com a Fundação de Pesquisa Política de Tóquio, que estimou os níveis para 12 das prefeituras mais populosas do Japão.
As pessoas em Tóquio, Osaka e Okinawa obtiveram a maior parte de sua imunidade por contágio, principalmente durante a sétima onda de infecções, que atingiu seu pico, em agosto passado.
O Japão começou a distribuir doses de reforço, formuladas para atingir a cepa ômicron do vírus, a partir da segunda quinzena de setembro. Atualmente o Japão exige um intervalo de cinco meses para as doses de reforço, embora isso possa ser longo para oferecer proteção a idosos e vulneráveis, caso uma oitava onda surja no final do ano, como se projeta pelos pesquisadores. Os cuidados permanecem.
Fonte: JP Times