Temporada de Kakigōri

O calor vai tomando conta de nossos dias, e a temporada do kakigōri (かき氷) vem chegando com sabores incríveis, para aliviar um pouco do calor japonês.

Para quem não conhece o kakigōri é gelo raspado, mas com uma consistência suave e macia, como neve recém caída. A maneira tradicional de fazer kakigōri é usar uma máquina à manivela, operada manualmente para girar um bloco de gelo sobre uma lâmina. Ainda que os raspadores elétricos sejam usados hoje em dia, tem muitos estabelecimentos que ainda usam o raspador manual.

A história

Por volta do seculo XI, o kakigori era considerada uma sobremesa chique, pois era feita de gelo natural das montanhas, que eram armazenados e consumidos pela nobreza. O gelo era raspado à faca, e servido com caldas.

Sabores populares

Versões coloridas e cheias de sabor como morango, cereja, limão, uva, melão, pêssego e chá verde, invadem os comérios e festivais. Mas o charme do xarope incolor também faz sucesso!
Drinks populares como o Blue Hawaii é feito com xaropes de abacaxi, curaçao e rum por exemplo.

Novidades do ano

Em Taiwan, a loja Sr. Chef Snow e Tofu – Sr. Xuĕ F ǔ  / Sr. 雪腐 trouxe a novidade do kakigōri feito com sabor de iogurte de manga, mas eles já tinham sabores a base de iogurte, como iogurte de frutas vermelhas (綜合莓果優格), chá de tapioca com leite (台18珍奶), iogurte de maracujá (百香優格) e sorvete de melancia duplo (西瓜雙響炮).  Embora o leite seja um sabor bastante comum de gelo raspado, o de iogurte é mais raro. Será que chega no Japão?

Fonte: Wikipedia e SoraNews24

0Jp_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário