O poder do passaporte
O Henley & Partners é o inventor do conceito de índice de passaportes, são necessárias algumas avaliações quanto a mobilidade. A lista dos passaportes mais poderosos do mundo para 2024 foram revelados em um novo ranking, que mostraremos mais abaixo.
A evolução dos países
“O número médio de destinos que os viajantes podem acessar sem visto quase dobrou de 58 em 2006 para 111 em 2024”, disse Christian H Kaelin, presidente da Henley & Partners. O índice é criado com o uso de dados oficiais da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
As avaliações levam em conta o número de destinos, a que os títulares de passaportes, podem entrar sem necessidade de visto, tornando-se um visto com maior ou menor poder de mobilidade.
A lista de 2024
Depois de 5 anos no 1º lugar, o Japão agora compartilha essa mesma posição com mais 5 países: Alemanha, Espanha, França, Itália e Singapura. Com liberdade de entrar em 194 destinos, no total de 227, cerca de 85% de mobilidade pelo mundo.
Para o segundo lugar temos empatadas a Coreia do Sul, Finlândia e Suécia, acessandor 193 países. Já em terceiro lugar dividem essa posição: Áustria, Dinamarca, Orlanda e Holanda, podendo acessar 192 destinos.
Um destaque foi o passaporte do Reino Unido que subiu duas posições neste ano e ficou no 4º lugar junto com Bélgica, Luxemburgo, Noruega e Portugal, oferecendo acesso a 191 cada um. Outro destaque vai para o passaporte da Árabia Saudita que subiu da 55ª posição para a 11ª em uma década, acessando atualmente 183 destinos.
O passaporte brasileiro está na 17ª posição, com seus portadores tendo acesso sem a necessidade de visto a 173 países, por 90 dias. Para consultar todos países que é possível entrar sem a necessidade de visto acesse a página do PassPortIndex.