Já usou Tabi?

Você deve ter visto por aí, principalmente quem acompanha os hanabis de verão, com os japoneses em seus trajes tradicionais. Tabi é uma meia tradicional japonesa, geralmente usada com sandálias japonesas. Acredita-se que o Tabi originou-se na China, por volta do século V, com nome de Shitouzu.

A história

O Shitouzo, chegou no Japão por volta do século VII, e era feito com materiais nobres, como seda e cânhamo, era popular, mas limitava-se a burguesia japonesa. A medida que o algodão se popularizou com o comércio chinês, o Tabi tornou-se mais democrático, sendo um item básico entre todos. O Tabi foi de fato, o calçado escolhido pelos ninjas, para se infiltrar nos castelos dos senhores feudais, customizado para fazer o mínimo de barulho possível.

O Tabi passou por muitas mudanças, nos séculos 18 e 19, chamado agora de Jika-Tabi. Completo com solas de borracha disponibilizadas pela revolução industrial, tornou-se o calçado preferido dos operários do Japão. Quando o Japão entrou na era moderna, no entanto, e trocou seu quimono por ternos e vestidos, o Jika-Tabi aos poucos se tornou-se mais raro, usado somente para festivais e ocasiões comemorativas.

Presença no Ocidente

Shigeki Tanaka venceu a corrida usando um par de tênis fornecido pela ASICS (anteriormente conhecida como Onitsuka). Mesmo assim, o Tabi permaneceu em grande parte obscuro. Mas foi em 1988, que ele entrou para a indústria da moda, em seu primeiro desfile feminino, da Maison Martin Margiela. A Maison era referência, pois Margiela tinha trabalhado como assistente, junto a Jean Paul Gaultier. E a estréia de sua maison buscava uma silhueta inusitada de calçados, o que certamente conseguiu com os Tabis.

Mas não é só na alta moda que o Tabi marcou a indústria ocidental. A Nike em 1996 fez o lançamento do Nike Air Rift, inspirado nos corredores descalços, com o bico dividido. O Air Rift abriu caminho para outros tênis, como o Sock Runner, o Air Presto, e a inovadora tecnologia do Nike Free, e em 2021 o Nike ISPA. Em 2006, a ASICS junto a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), desenvolveu um par de tênis para um ambiente de gravidade zero. E as marcas assim, ajudam a impulsionar essa mudança, com o Tabi.

Reabrindo loja

No Japão, mais precisamente em Nara, foi reaberta uma loja especializada em calçados Tabis, é a TABI-JI, que fechou devido a pandemia em outubro de 2021. Mas que retornou agora, inclusive para o mesmo endereço de antes. A loja nasceu em 2007 e possui uma gama de produtos variados, como sapatilhas, botas, tenis e meias tabis originais. Confira a loja aqui.

Fonte: PRTimes e Maison Margiela

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário