Buzine, somente se necessário

Dando sequência ao tema da semana passada, que foi sobre sobre a distância entre os veículos no trânsito no Japão (acesse o link e leia depois), trouxemos aqui uma abordagem sobre o uso correto da buzina no Japão. Nada de sair disparando bi-bi por aí!

Normas de Trânsito

Placa Azul do meio sinaliza que Buzinar é necessário

O artigo 52, parágrafo 1 da Lei de trânsito Rodoviário, define que a buzina deve ser usada em algumas situações, mas que resumidamente significa que a buzina deve ser usada para notificar os veículos que se aproximam do seu veículo, num cruzamento, curva ou topo de uma subida com pouca visibilidade. Já o parágrafo 2 estipula que os veículos só podem buzinar quando houver placa permitindo usar o sinal da buzina, no entanto, isso não se aplica quando for inevitável evitar o perigo, logo, quando o objetivo da buzinada for prevenir um acidente, pode-se buzinar. Como por exemplo, afim de chamar atenção do pedestre que não perceberam a aproximação do carro, prevenindo assim um acidente.

Situações que não são permitidas

É ilegal buzinar como protesto contra um carro que corta, ou alertar o carro da frente que ande, já que o trânsito a sua frente já fluiu, ou mesmo intimidar um carro que reduz sua velocidade. Embora muitos moristas buzinem como sinal de cumprimento, seja para se despedir, ou passar por um conhecido, ou mesmo agradecer por uma gentileza no trânsito, não buzine, pois essas situações são passíveis de punição.

Portanto o uso da buzina para outros fins que não a prevenção de segurança é restrito. Se você buzinar quando não deveria, estará sujeito a uma multa de ¥3mil, mas não há pontos de violação. Ao mesmo tempo quando você não buzinar quando deveria, a penalidade é de 1 ponto na carteira e a multa vai para ¥6mil, no caso de carro normal. A justificativa é simples, o uso da buzina deve ser sempre afim de impedir um acidente, e se esse ato se tornar regular, não haverá mais como distinguir uma situação de perigo real.

Fonte Yahoo

FB_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário