As doenças do outono

Não é só com doenças respiratórias que devemos nos preocupar com a chegada do outono. Você sabia que tem uma doença no trato digestivo que só ataca essa época do ano?

Contágio por bactéria

É a Escherichia O 157 (いちごなな), trata-se de uma bactéria altamente tóxica. Ela pode ao infectar crianças e idosos, com sistema imunológico fraco, causar doenças graves como a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), que pode ter sequelas como função renal e disturbios neurológicos.

Essa é uma bactéria que vive nos intestinos dos animais, e pode ser infectado ao comer ou beber carne contaminada, processada ou mesmo água potável. Os cuidados com ela devem ser tomados desde início do verão até início do outono, quando as temperaturas estão mais baixas. Os alimentos servidos crus ou semi crus, como sashimis de fígado bovino, tartar, rosbife e saladas devem ser cuidadosamente manipulados. Então mantenha a disciplina em comer esses alimentos, sempre lavando e higienizando ingredientes e utensílios.

Contágio por vírus

Norovírus, muito conhecido como gripe da barriga. Trata-se de uma gastroenterite infecciosa, que ocorre frequentemente entre o inverno e início da primavera. Mas esse ano, já chegou em pleno outono na privíncia de Chiba, com uma infecção em massa de 80 pessoas numa creche da cidade de Noda. No início desse mês aconteceu em Yokohama, um surto de intoxicação alimentar, mais de 20 pessoas tiveram o norovírus identificado após ter ido a um restaurante. Os sintomas foram vomitos, diarréia e febre.

Os cuidados aqui são quanto a ingerir ostras ou mariscos crus, ou não cozidos de forma eficiente, ou mesmo preparados por pessoa infectada. Além de ter um cuidado ao limpar ou ter contato com vômito e fezes do infectado. Essa é uma tranmissão áerea, ou seja particulas contendo o vírus voam pelo ar quando em contato com vomito ou diarréia.

Os sintomas

Para ambos, os sintomas são dor abdominal intensa, diarréia aquosa ou mesmo com sangue. Pode ser seguida de febre. Normalmente o tempo de incubação é de 3 a 8 dias. Mas não espere tudo isso! Se sentir os sintomas já procure um médico para que se possa identificar e tratar o quanto antes.

Fonte: Seirogan, Asahi-TV e Saraya.

Avancado_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário