As cores da carta de habilitação no Japão

A carteira de habilitação no Japão tem diferentes cores. São três cores, identificadas na parte frontal do documento, dando destaque a data de validade. A verde que identifica o motorista iniciante, a azul que é motorista em geral e a dourada, que mostra que é um excelente motorista.

As diferenças entre elas

Após 3 anos de obtenção da licença para dirigir, até a primeira renovação ela será verde. Ficando azul após a primeira atualização. Uma forma de antecipar essa transformação é tirar alguma licença de categoria superior, como licença para veículos de porte médio ou grande, aí mesmo que antes da primeira renovação, ela se tornará azul.

Da carta azul para dourada, ou carta ouro, basta ficar 5 anos sem nenhuma violação, ela se tem sua cro alterada. Mas se houver uma unica infração nos ultimos 5 anos, ela continuará azul.

A carta ouro, tem validade de 5 anos e é uma certificação bem vista pelas seguradoras, com isenção de taxas e descontos.

Motoristas de papel

O termo acima, descreve alguém que aqui no Japão, tem habilitação, mas não dirige, e por isso elas não tem nenhuma cidente registrado nem sequer uma violação. Uma pesquisa recente, com mais de 400 motoristas com carteira ouro, mais da metade desse publico respondeu que há 10 anos ou mais, não dirigia, e mais de 70% declarou que não dirigiam há 3 anos ou mais.

E tem ainda os adesivos, mas isso é pauta pra uma proxima matéria. 😉
Fonte: PortalMie e Whatsjap

Sogei_post

Relacionado (a) Postagens

Deixe um comentário