Freio do carro: alavanca, botão ou pedal?
No Japão, existem vários tipos diferentes de freios para carros, mas a função é a mesma! Será que a eficácia também? Vamos trazer aqui alguns freios do tipo “freio de mão”, onde você o aciona como freio de estacionamento. Essencialmente são dois tipos, o de alavanca que fica ao lado do banco do motorista e o tipo pedal, que é acionado com os pés. Recentemente botões elétricos se tornaram mais populares para essa função nos carros mais novos.
Iguais mas diferentes
Simplificando o freio de mão do tipo alavanca ou mesmo o tipo pedal tem o mesmo mecanismo: aciona os freios, principalmente das rodas traseiras, com o puxar da alavanca/ pedal, puxando um fio. Esses são os tipos mais convencionais, onde a força de tração varia conforme modelo do carro, exigindo manutenção de ajuste periódico.
Mas nos ultimos tempos, cada vez mais, os veículos vem trazendo o freio de estacionamento tipo botão ou freio de estacionamento elétrico que funciona automaticamente quando a alavanca do câmbio é colocada no “P”. Ele é controlado através de um motor, ao invés de um cabo, e quando os freios são acionados, o motor se move e trava a pinça do freio traseiro ( pressionando a pastilha de freio). Esses freios elétricos são considerados compatívies com os aumentos das conveniências tecnológicas de direção autônoma, como o ACC (controle de navegação adaptativo).
Você sabia que já existiu a alavanca de freio tipo stick, próxima ao volante? Essas já são de carros mais antigos, que já são raridades. Para esse freio, você deve puxar em sua direção para acionar o freio e em seguida, gira a alavanca para desativá-lo.
Qual tipo de freio seu carro tem?
Fonte: TrafficNews