Ehomaki, Setsubun e toda sorte envolvida
Afim de se despedir do inverno e iniciar as celebrações pela entrada da primavera, o Setsubun (节分) é comemorado dia 03 de fevereiro, mas pode ser dia 2 ou 4, dependendo do calendário lunar. E cada família segue um ritual especial, chamado Mamemaki (jogar grãos de soja). Já o Ehōzushi ou Ehomaki é um sushi especial, que não deve ser fatiado. E vamos te contar alguns detalhes, para se preparar.
O ritual do Setsubun
A família se reune, e precisam definir os papéis de cada um. O Mamemaki deve ser conduzido pelo Toshiotoko, membro da família com o signo chinês do ano (esse ano, é o ano do Coelho), ou mesmo pelo chefe da família.
Um outro membro fará o papel do Oni (ogro ou demônio), vestindo uma máscara característica, jogará os grãos de soja torrados, para fora da residência. Ao mesmo tempo, os outros membros da família cantam “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” (鬼は外!福は内!), onde diz ao ogro e a má sorte, para sair da casa.
Também é comum no Japão atual, ver cabeças de sardinha secas e folhas de azevinho penduradas do lado de fora das casas, ritual que foi sendo adotado a partir do séculoXIII.
Ehomaki, ritual de Kansai
Vamos iniciar com os grãos torrados de soja, que a pessoa deve ingerir, deve ser igual a idade dela, então se você tem 32 anos, comer 32 grãos. Dizem que comer os grãos torrados, trazem boa sorte à pessoa. Além da soja, na região de Kansai, há o ritual com o Ehomaki, que é um rolo de sushi, que não deve ser cortado. Deve-se pegar com as mãos, comer silenciosamente, e nesse momento fazer um pedido. Ao comer, certifique-se de estar voltado para a direção sudoeste (direção desse ano 2023).
Como o Setsubun é um ritual de troca da estação, é comum também a brincadeira de homens e mulheres se vestirem nesse dia, com as roupas do sexo oposto. Agora conta pra gente como vai celebrar.
Fonte: Japão em Foco e NationalToday